Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 15:04

    Imprimir


O Governo do estado de Sinaloa, no México, o mais afetado pela passagem do furacão "Lane", indicou hoje que cerca de 150 mil famílias foram desabrigadas em 11 municípios, especialmente na capital, Culiacán.

A rede de energia, as estradas e a infra-estrutura agrícola ficaram "muito" afetadas pela passagem do furacão, que tocou terra no sábado, com categoria 3 na escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5).

O governador de Sinaloa, Jesús Aguilar, explicou que as autoridades já concluíram a "etapa de auxílio" e de resgate das pessoas, que "já estão retornando a suas casas", mas advertiu que os danos são "incalculáveis".

Foram evacuadas 7 mil pessoas, dentre as quais 1 mil ainda permanecem nos refúgios. A passagem do furacão causou a morte de 3 pessoas.

"Estamos fazendo uma avaliação para iniciar a etapa de reconstrução", disse o governante.

Aguilar disse que a rede elétrica de Sinaloa está "muito danificada", especialmente na região do Vale de San Lorenzo (ao sul de Culiacán), onde cerca de 80 comunidades ficaram sem energia.

A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) enviou um total de 2.500 trabalhadores à região do acidente para restabelecer o fornecimento.

Além disso, os sistemas de água estão "colapsados", e "a infra-estrutura hidro-agrícola está totalmente danificada".

O funcionário declarou ainda que "toda a rede de estradas da região" também foi prejudicada.

Os corpos de resgate já estabeleceram comunicação terrestre "com todas os povoados" de Sinaloa, embora a passagem na estrada Culiacán-Mazatlán continue interrompida pela derrubada de uma ponte.

Ontem à noite foi retomado ainda o tráfego de veículos leves nas estradas da região. As autoridades estão trabalhando na construção de caminhos e acessos provisórios.

As autoridades estaduais pediram ao Governo que declare zona de desastre na região mais afetada pelo "Lane", para poder utilizar os recursos do Fundo de Desastres Naturais (Fonden) e dar atendimento imediato à população atingida.

Aguilar pediu ao secretário de Governo Carlos Abascal que trabalhe para agilizar a liberação dos recursos do Fonden, pois há "uma grande burocracia" nas regras de operação do fundo de desastres.

A cidade litorânea de Mazatlán, um importante destino turístico do país, também foi atingida pelo "Lane". A Secretaria de Turismo disse que cerca de 36 mil visitantes abandonaram o balneário durante o fim de semana.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275116/visualizar/