Nova expedição à ISS fará quatro caminhadas espaciais
A expedição é integrada pelo russo Mikhail Tyurin e o americano de origem hispânica Michael López-Alegria, acompanhados pela milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari, a primeira turista espacial da história.
"A ISS-14 fará quatro caminhadas espaciais e 44 experimentos cientistas, alguns deles pela primeira vez e outros antigos, com novos equipamentos", disse um porta-voz do CCVE à agência "Itar-Tass".
Em uma das caminhadas, Tyurin deve lançar uma bola de golfe com um taco especial para um anúncio publicitário de uma empresa canadense de artigos esportivos.
Ansari, Tyurin e López-Alegria estão a bordo da nave "Soyuz TMA-9", viajando rumo à ISS, à qual se acoplarão na próxima quarta-feira, às 2h28 (em Brasília).
Tyurin, López-Alegria e Ansari se juntarão aos atuais inquilinos da estação espacial, a expedição ISS-13, formada pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter.
Vinogradov e Williams estão há seis meses na ISS e voltarão à Terra, enquanto Reiter, que chegou em julho à plataforma a bordo da nave Discovery, se integrará como terceiro tripulante da ISS-14.
Durante a missão, os tripulantes da ISS-14 deverão receber dois vôos das naves americanas e duas naves russas de carga Progress.
Durante pelo menos dez dias, russos e americanos se dedicarão à transferência de tripulações. Ansari fará dois experimentos da Agência Espacial Européia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.
Assim que concluírem os experimentos, Ansari, Vinogradov e Williams retornarão à Terra a bordo da "Soyuz TMA-8", atualmente acoplada à plataforma espacial.
Comentários