Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 09:55

    Imprimir


Os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) vestiram roupas especiais na segunda-feira depois de detectar a presença de um vapor com um cheiro ruim, mas segundo a Nasa não há perigo para os três tripulantes.

As informações iniciais de que havia fumaça na estação espacial não foram confirmadas e a situação estava estabilizada, afirmou Kelly Humphries, porta-voz da Nasa em Houston.

"Requisitou-se que a tripulação vestisse alguns equipamentos de proteção", disse Humphries à CNN.

O alarme foi disparado por um "cheiro que não era normal", disse Humphries, acrescentando que o vapor pode ter sido de hidróxido de potássio.

Os três astronautas que estão hoje na estação espacial são o russo Pavel Vinogradov, o norte-americano Jeff Williams e o alemão Thomas Reiter.

O incidente aconteceu ao mesmo tempo em que os seis astronautas a bordo do ônibus espacial Atlantis conduziam uma inspeção final no isolamento térmico da espaçonave, preparando-se para voltar à Terra.

Os astronautas usaram um braço robótico com um sensor para verificar as asas do ônibus e outras superfícies que mais ficam sujeitas ao calor na reentrada na atmosfera, antes do pouso, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A tripulação do Atlantis já havia feito uma inspeção semelhante no dia 11 de setembro, mas não encontrou nenhum dano que pudesse ter ocorrido em consequência do lançamento.

Desta vez, os astronautas procuravam danos que tivessem sido causados por fragmentos e micrometeróides que circulam pelo espaço e que poderiam ter atingido a nave.

Embora a Nasa afirme que sejam pequenas as probabilidades de haver esse tipo de dano, o procedimento virou rotina depois do desastre de 2003 com o Columbia.

As inspeções levam muitas horas, já que o braço robótico percorre a superfície da nave lentamente, coletando imagens que serão analisadas por especialistas da Nasa na Terra.

O Columbia explodiu quando voltava à Terra no dia 1o. de fevereiro de 2003, devido a danos no isolamento térmico, provocados pela queda de espuma durante a decolagem. Os sete astronautas a bordo morreram.

A Nasa gastou mais de 1 bilhão de dólares em mudanças para garantir a segurança antes de retomar os vôos com os ônibus espaciais.

O Atlantis levou à estação uma unidade de energia solar de 17,5 toneladas, na primeira ampliação da estação depois do acidente com o Columbia.

A agência espacial norte-americana pretende fazer mais 14 missões com ônibus espaciais para concluir a estação e aposentar a frota em 2010.

O Atlantis chegou à EEI no dia 11 de setembro e se desacoplou no domingo. Durante a inspeção, a nave permaneceu a cerca de 80 Km da estação.

Quando o Atlantis voltar à Terra, na quarta-feira, deve chegar à estação espacial uma nave russa Soyuz, levando três tripulantes, entre ele a turista espacial de origem iraniana Anousheh Ansari.

A Soyuz foi lançada na segunda-feira do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275177/visualizar/