Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 18:16

    Imprimir


O Partido Islâmico Iraquiano (PII) informou hoje em comunicado que um de seus líderes tinha sido detido pelo Exército iraquiano, e o representante de Ali Sistani, a máxima autoridade xiita do país, saiu ileso de um atentado.

Em comunicado, o PII, de tendência sunita, denunciou a detenção hoje de Hassan Ali, um dos membros da direção do partido.

Segundo o texto, o xeque deste grupo que faz parte da aliança sunita Frente do Consenso Iraquiano, foi detido na província de Diyala depois que as forças de segurança revistaram sua casa.

A nota afirma que esta ação é um "precedente perigoso", e exigem a imediata libertação de Hassan Ali e desculpas imediatas ao xeque e ao PII, liderado por Tareq al-Hashemi, vice-presidente do Iraque.

Al Said Ali Abdelhakim al Safi, representante da máxima autoridade xiita do país, Ali Sistani, saiu ileso de um atentado cometido com uma bomba na cidade de Basra, 550 quilômetros ao sul de Bagdá.

Fontes de segurança afirmaram que uma bomba, ativada com um temporizador, explodiu na passagem do veículo em que Al Safi viajava em um bairro no norte de Basra.

No ataque ficaram feridos três membros da guarda pessoal e dois carros do comboio de segurança ficaram danificados.

Hoje, pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em vários ataques em todo o país, especialmente na cidade de Kirkuk, onde 25 iraquianos morreram em cinco atentados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275299/visualizar/