Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 23:40

    Imprimir


Seis bombas simultâneas, detonadas em motocicletas, mataram ao menos três pessoas e feriram mais de 60 em uma movimentada rua da cidade de Hat Yai, no sul da Tailândia, no sábado, informou a polícia.

Ataques eram esperados neste fim de semana em três províncias muçulmanas no sul do país, no aniversário de fundação de um dos grupos de guerrilha separatista da região, mas as bombas em Hat Yai pegaram as autoridades de surpresa.

A polícia identificou os mortos como um homem e uma mulher tailandeses, além da canadense Jessie Lee Daniel, de 35 anos. Três outras bombas causaram danos menores.

Dois cidadãos da Malásia, um de Cingapura e dois ocidentais estavam nas listas de feridos, disse a TV local.

Hat Yai desativou seu sinal de telefonia móvel, aparentemente temendo outras bombas que podem ter sido plantadas e que seriam acionadas por controle remoto, método frequentemente utilizado por militantes no sul do país.

"Após as explosões, turistas tailandeses e malaios corriam para se proteger e gritavam", disse Att Suwanjunee, uma testemunha dos ataques, à televisão ITV. "O movimento era maior do que o normal esta noite porque muitos turistas malaios vieram para aproveitar um feriado nacional."

As bombas explodiram depois de autoridades reforçarem a segurança para possíveis ataques nas três províncias mais ao sul do país, Pattani, Narathiwat e Yala, onde mais de 1.700 pessoas morreram pela violência separatista desde janeiro de 2004.

"Nós não previmos que ataques aconteceriam em Hat Yai", afirmou o comandante do exército do sul, Ongkorn Thongprason, à ITV.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275441/visualizar/