Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 23:28

    Imprimir


O embaixador da Colômbia junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Camilo Ospina, admitiu ter cometido um erro quando levantou a hipótese de a Venezuela ter instalações de urânio que poderia enriquecer com a ajuda do Irã para fabricar armas nucleares.

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, disse no sábado que pediu a Ospina que explicasse o "impasse" ante o governo da Venezuela depois que o funcionário o telefonou para falar do assunto.

As declarações do novo embaixador da Colômbia na OEA provocaram mal-estar no governo venezuelano, do presidente Hugo Chávez —que, em Cuba, afirmou que Ospina "deve estar louco".

"Tenho que dizer ao país, ao governo da irmã República da Venezuela, que o embaixador me disse que é um erro que cometeu em um recinto com analistas acadêmicos. Um recinto supostamente fechado", afirmou o mandatário colombiano em um ato de governo.

"Eu disse ao embaixador que os homens públicos temos que ter o cuidado de poder dizer em público o que dissemos de forma privada e ele aceitou."

O presidente acrescentou que pediu a Ospina que converse com o governo da Venezuela "para superar esse impasse". Uribe é o principal aliado dos Estados Unidos na América Latina num momento em que líderes de esquerda como Chávez e Evo Morales, da Bolívia, ganham destaque na região.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275442/visualizar/