Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 22 de Fevereiro de 2013 às 22:29

    Imprimir


O Ministério do Desenvolvimento Agrário está realizando um mutirão de renegociações de dívidas de agricultores familiares em Mato Grosso. De acordo com o delegado federal do ministério no Estado,  Nelson Luiz Borges de Barros, a ação deverá beneficiar trabalhadores rurais de aproximadamente 50 cidades. A ação começou em Cuiabá na terça-feira (19) e, neste sábado (23) atenderá Poconé. "O mutirão é muito importante para esses trabalhadores, porque sabemos que cerca de 70% deles, beneficiários do PNCF, estão em situação de inadimplência”, explicou.

O mutirão tem como objetivo esclarecer dúvidas dos agricultores familiares sobre o processo de negociação de dívidas dos projetos agrícolas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

A resolução nº 4.178, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e publicada em janeiro deste ano, estabeleceu novas regras para a renegociação das dívidas não só do PNCF, mas, também, do Banco da Terra e da Cédula da Terra. Entre os benefícios, estão juros de 0,5% a 2% oferecidos pelo Banco do Brasil aos agricultores familiares.

Na resolução anterior, de nº 4.029, os juros variavam entre 2% e 5%. “Os agricultores familiares devem ficar atentos, porque só têm até o próximo dia 28 de março para apresentar a documentação e fazer o pedido de adesão à renegociação das parcelas em atraso”, alertou o delegado.

O perfil dos endividados é de agricultores que possuem pequenas áreas de terra onde plantam produtos como tomate, feijão, castanha, milho, abacaxi, abóbora e quiabo. No contato com esses assentamentos familiares e para elaborar um quadro atualizado da situação, os técnicos do mutirão aproveitam para identificar se existem problemas nas moradias dos trabalhadores, se eles estão recebendo assistência técnica e, também, se discutem outras possibilidades de fomentar a geração de renda dos agricultores familiares.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27555/visualizar/