Operação especial leva girafa para procriar em SP
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a transferência foi planejada há dois meses, pois envolve aluguel de caminhão, contêiner e guindastes nas duas cidades e a contratação da Eletropaulo para retirada provisória ou levantamento de fios no trajeto. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a AutoBan têm roteiros para a passagem do caminhão (a 20 km/h) que evitam obstáculos. A saída está prevista para as 17h de hoje e a chegada a São Paulo deve ser às 6h30 de amanhã.
Carícia foi levada para Americana em 2002 com outra fêmea batizada de Sininho, no mesmo concurso entre estudantes que a nomeou. Quando saiu de São Paulo, onde era chamada de Sapeca, ela e Sininho eram muito jovens para a reprodução. Segundo o diretor técnico da Fundação, José Luiz Catão, o período fértil da espécie começa aos 5 ou 6 anos e vai até os 21 anos - a expectativa de vida média é de 25 a 26 anos.
Quando chegar a São Paulo, a fêmea vai ficar em quarentena. Depois, será apresentada a Zagalo. Além de Sininho, Zagalo e Carícia, no Estado só há mais um exemplar da espécie, Gifo, no Zôo Safári, em São Paulo.
Comentários