Crianças envenenadas por chumbo terão seqüelas irreversíveis
Os quatro menores, entre eles um bebê de 14 meses, têm índices de até 450 miligramas de chumbo por litro no sangue. O nível máximo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 100 miligramas.
Segundo um pediatra do hospital onde três deles estão internados, em Xian, capital da província de Shaanxi, estes níveis aumentam a probabilidade de um "retardamento mental" e afetarão também seu desenvolvimento físico.
Na semana passada, a imprensa local informou que centenas de moradores das localidades de Xinsi e Mouba mostravam níveis de chumbo superiores ao normal devido à poluição do ar e da água.
As autoridades inicialmente minimizaram as conseqüências, mas depois confirmaram que pelo menos 877 pessoas estavam intoxicadas e derrubaram a fundição.
Três das quatro crianças em estado grave não podem receber tratamento porque são muito pequenas ou sofrem outras doenças, como um bebê de um ano e meio, com problemas coronários.
Zhou Hao, de cinco anos, está em casa, sem receber tratamento.
Segundo seu pai, "os médicos disseram que não podiam tirar o chumbo do seu corpo sem esvaziá-lo de nutrientes e ele é muito pequeno".
"Disseram que o chumbo afetará a inteligência do meu filho e também o fígado. Estamos muito preocupados mas não temos dinheiro.
Tudo o que podemos fazer é esperar", lamentou.
Comentários