Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Setembro de 2006 às 06:23

    Imprimir


A população judaica em Jerusalém, cidade que palestinos e israelenses querem como sua capital, caiu para 66% no último ano, segundo um relatório do principal instituto demográfico da cidade.

O peso demográfico dos palestinos, que vivem em sua maioria na parte leste da cidade, cresceu para 34%, segundo um estudo do Instituto Jerusalém. O órgão prevê que até o ano 2020 a proporção seja de 60% de judeus e 40% de palestinos.

A queda na população judaica de Jerusalém se deve a um êxodo em massa de seus habitantes nas últimas duas décadas. As principais razões são o alto preço da habitação e a falta de empregos.

Nos últimos 25 anos, segundo o documento, citado pelo jornal israelense "Ha''aretz", 313 mil judeus abandonaram a cidade. A "imigração" foi de cerca de 208 mil.

No ano passado, 16.200 habitantes se mudaram para outros centros urbanos em Israel, a metade deles na faixa de 20 a 34 anos.

Um dos setores mais afetados é o ortodoxo, de baixo poder aquisitivo e que prefere procurar moradias nos assentamentos de Kiryat Sefer e Betar Ilit, mais baratos.

Há 25 anos os judeus representavam mais de 70% da população da cidade, que chega a 706.300 habitantes. Segundo um estudo realizado pelo Instituto em março, 63% dos israelenses estão dispostos a fazer concessões aos palestinos para chegar a um acordo de paz.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275796/visualizar/