Centro de Excelência será inaugurado neste sábado
Assim como as unidades já inauguradas (Várzea Grande/Tangará da Serra), o Centro de Excelência de Cáceres, localizado no centro da cidade (rua Costa Marques, 891), foi concebido para atender empresários/estudantes e todos que tenham interesse em investir em algum setor. Para tanto, a unidade foi equipada com sala administrativa (e respectivo mobiliário), auditório (32 lugares) e equipamentos de informática, em geral (computadores, projetor, tela de projeção e impressora a laser).
A inauguração da unidade, prevista para acontecer às 10 horas, contará com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Antonio Kato e do economista Vivaldo Lopes, consultor da Fundação Getúlio Vargas, que fará a palestra de abertura, focada em dois temas: ‘Tendências Econômicas de MT’ e ‘Por que exportar?’. O encerramento das solenidades acontece ao meio-dia.
Conforme o economista, a região Oeste é originalmente promissora, em termos de produção agropecuária e mesmo na área turística, esse último setor ainda semi-explorado, explica. Já no tocante às atividades ligadas à pecuária, em si, ele cita a existência de frigoríficos e a diversidade de produtos derivados do segmento (carne, couro), o que garante um fluxo exportador estável.
“Particularmente, a Grande Cáceres dispõe de um panorama diversificado no setor produtivo, mas ainda inexplorado na sua potencialidade”, analisa o economista. Ele entende que falta ainda regionalmente alguma capacitação e mesmo uma estrutura técnica compatível à praticada em outros centros, o que viabilizaria o deslanchar das metas delineadas pelo empresariado. “Mas tudo isso é questão apenas de tempo, pois Cáceres chegará lá”.
Sobre o tema das palestras, Lopes acredita que o ano de 2006 deverá registrar um crescimento exportador do Estado abaixo da sua média histórica, mas acima da nacional. “São oscilações previsíveis, compatíveis com as tendências do mercado brasileiro”.
O professor Aristides da Silva (Unemat) explicou que o Centro de Excelência de Cáceres ministrará orientação e cursos periódicos dentro do período de atividades acadêmicas, mantendo-se em funcionamento durante os dois expedientes (manhã/tarde). “Teremos professores das áreas de Direito e Ciências Contábeis prestando orientação. Também os acadêmicos serão envolvidos neste trabalho. Na verdade, a unidade funcionará como uma espécie de consultoria aos empreendedores, em todas as categorias”.
Um dos objetivos futuros, segundo informa o professor, é o de estabelecer parcerias com empresas para oportunizar a ampliação da estrutura funcional do Centro de Excelência e melhor atender os anseios regionais, em termos de capacitação em comércio exterior.
Workshops fortaleceram sentimento empreendedor
A idéia de se montar Centros de Excelência resulta da série de workshops sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico que o Governo de Mato Grosso e parceiros vêm desenvolvendo em regiões pólos do Estado. Os coordenadores detectaram existir uma carência de informações diretamente relacionadas aos caminhos mais viáveis a seguir por parte da classe empreendedora, registrando-se o desejo de absorção de mais conhecimentos específicos na área de comércio exterior.
Comentários