Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 14:17
Por: Edimar Santos

    Imprimir


Liderados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando, um grupo de 19 apicultores de Campo Novo do Parecis participou no dia 02 de setembro do Seminário Mato-grossense de Apicultura, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento, que contou com a participação de representantes de associações de apicultores de todo o Brasil, promoveu palestras e oficinas sobre a importância da apicultura na agricultura familiar; produção de abelha rainha; alimentação artificial; produção e processamento de pólen, própolis e cera e informações sobre manejo agrícola. Pesquisadores também apresentaram um estudo sobre a flora apícola, ricamente encontrada em regiões de Cerrado.

De acordo com o secretário Luiz Fernando, a cadeia do mel está sendo reconhecida como uma importante atividade econômica em Mato Grosso. Até os últimos três anos o estado não produzia grande volume de mel. Hoje já aparece no rancking brasileiro de produtores. A previsão dos especialistas é que a produção seja ainda mais ampliada e que em 2010 Mato Grosso seja sede do Congresso Brasileiro de Apicultura.

O principal tema do Seminário foi discutir e buscar melhoria na qualidade do mel produzido no estado. Os apicultores mato-grossenses também pretendem buscar novos mercados para o mel apostando na alimentação. “Existe uma infinidade de produtos que podem derivar do mel, como a barra de cereal com mel (que utilizaria também a soja), a pipoca caramelizada e o vinagre de mel, entre outros muitos produtos”, afirmou o secretário.

Luiz Fernando explicou ainda que é preciso encarar a apicultura profissionalmente para que a atividade cresça no município e no estado. De acordo com ele no Brasil cada colméia produz em média 15 kg ao ano. Na Argentina a média é de 36 kg. Outro desafio é incentivar o consumo do mel. No Brasil a média de consumo anual é de 60 gramas por pessoa. Em países como a Suíça a média chega a 1,5 kg.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275903/visualizar/