Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 08:40

    Imprimir


Mais de 250 mil consumidores, cerca de 55% da população de Cuiabá, ficarão sem água pelas próximas 24 horas por causa do vazamento apresentado em uma das três adutoras de Estação de Captação do Ribeirão do Lipa.

Faltará água em mais de 80 bairros da cidade. O abastecimento só não será interrompido nas comunidades do Coxipó, porque a região é servida pela estação captadora do bairro Tijucal.

Mas a partir dos bairros Areão e Poção, que ficam às margens da Avenida Fernando Corrêa da Costa, todos os moradores serão prejudicados. Isso incluí os da área central e aqueles moram em bairros dos dois lados da avenida Rubens de Mendonça (do CPA), entre os quais Bosque da Saúde, Consil, Terra Nova e Morada do Ouro.

Quem mora nas comunidades próximas da Estação Rodoviária, como Alvorada, Araés e Santa Helena, também não terá água nas torneiras hoje. O mesmo acontecerá em bairros da região do Verdão - Cidade Verde, Novo Terceiro, Cidade Alta, Coophamil, Santa Isabel, Santa Rosa e Santa Amália.

Os órgãos públicos do Centro Político Administrativo (CPA), incluindo o Palácio Paiaguás onde está o gabinete do governador Blairo Maggi, o Fórum de Cuiabá e a Assembléia Legislativa, devem perceber o desabastecimento provisório.

Mas a falta d´água certamente será mais sentida na região norte da cidade, onde estão residenciais de maior densidade populacional, como os núcleos habitacionais CPAs I, II, III e IV e Aroeiras, e os bairros Novo Paraíso e Jardim Florianópolis.

Nesses bairros, o abastecimento é feito em dias alternados e na maiorias deles, os reservatórios armazenam pequena quantidade de água. No CPA IV, por exemplo, as casas foram construídas com depósitos para 500 litros. Lá, pelo sistema implantado pela Sanecap, os moradores deveriam receber água hoje durante o dia todo.

O diretor técnico da Sanecap, engenheiro Édio Ferraz, explicou que nessas e em outras comunidades que receberiam água hoje pode ser que somente no sábado o abastecimento seja normalizado. Mas Ferraz disse que há possibilidade de reparar o dano na adutora antes do tempo estimado. Se isso ocorrer, o abastecimento será restabelecido hoje à noite ainda.

De acordo Édio Ferraz, logo pela manhã, os técnicos da Sanecap vão verificar o que causou o vazamento e definir os reparos necessários. A equipe que detectou o problema suspeita de desgaste da borracha de uma das juntas da adutora.

Ferraz informou que a Estação de Tratamento de Água da avenida São Sebastião, a principal da cidade, será desligada pelo mesmo tempo de suspensão da captação.

Édio Ferraz garantiu que nesse período, emergencialmente a Sanecap abastecerá com caminhões pipas as unidades de saúde, creches e escolas que tiverem suas atividades prejudicadas pela falta d´água.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275969/visualizar/