Al Qaeda ameaça atacar a França em vídeo, diz jornal
Na mensagem, o número dois da rede terrorista islâmica, Ayman al-Zauahiri, mandou seu "braço armado", o argelino Grupo Salafista para a Pregação e o Combate (GSPC), atacar a França, segundo as pessoas que assistiram à integra do vídeo, disse o jornal.
Zauahiri pede que o GSPC seja "uma espinha na garganta dos cruzados americanos e franceses", que semeie o terror "no coração dos traidores e filhos apóstatas da França" e derrube "os pilares da aliança de cruzados", acrescentou o jornal.
A mensagem do número dois da Al Qaeda foi recebida por seus destinatários, já que, segundo um especialista, há vários dias ela aparece no site do GSPC na internet.
No vídeo, Zauahiri condena os que "permitem que a França proíba as mulheres de cobrir a cabeça na escola", em referência à lei contra o véu islâmico e outros sinais religiosos ostensivos. Outros alvos são as pessoas que "ajudam a enganar e humilhar os muçulmanos".
O GSPC preocupa mais do que nunca os serviços antiterroristas franceses, que levam a sério as ameaças, diz "Le Figaro".
Em nota recente, a Unidade de Coordenação da Luta Antiterrorista avisou que o GSPC constitui "uma das maiores ameaças à França no momento", já que o país é "historicamente um alvo importante dos terroristas argelinos".
Segundo os analistas citados pelo jornal, o grupo forma combatentes recrutados em outros países do Magrebe e teria criado um embrião de centro de formação.
No ano passado, o GSPC apontou a França como "inimigo número um, inimigo da religião e da comunidade".
Comentários