Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 05:06

    Imprimir


Como parte de sua estratégia para acabar com as divisões sociais baseadas no antigo sistema hindu de castas, o Governo indiano quer premiar com 50 mil rúpias (US$ 1 mil) os casais formados por membros de castas diferentes.

Segundo informou hoje o jornal "The Times of India", o plano dependerá da aprovação das administrações estaduais. Segundo o esquema, elas terão que contribuir com metade do valor. O resto será de responsabilidade do Governo central.

Além disso, o Executivo central também iniciou gestões para levar educação a crianças da comunidade Dalit. Pelo antigo sistema, hoje em dia proibido mas ainda existente, os seus membros são os "intocáveis".

Atualmente, alguns Governos locais já oferecem incentivos econômicos a famílias inter-castas. Mas o valor é muito mais baixo do que o Executivo central pretende oferecer para que os setores menos privilegiados possam elevar seus padrões de vida.

O Ministério da Justiça Social organizou uma conferência, hoje e amanhã, para discutir a melhora do estado social e do nível econômico das "castas baixas".

A Índia, uma economia que cresce a um ritmo superior a 8% e se moderniza a passos gigantescos, tem uma sociedade ancorada no passado, baseada na tradição popular do hinduísmo, religião praticada por 80% da população do país.

Uma enquete recente mostrou que 76% dos indianos consideram "inaceitável" o casamento entre pessoas de castas diferentes.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276002/visualizar/