Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 04:17

    Imprimir


O caricaturista chinês Kuang Biao foi suspenso do seu emprego durante um mês pelo jornal "News Express", de Cantão, depois de desenhar o presidente da China, Hu Jintao, chorando.

Segundo o jornal "South China Morning Post", na charge Hu é mostrado escrevendo uma carta para a filha de um professor morto por sobrecarga de trabalho. Ela foi publicada na segunda-feira pelo jornal "News Express", de tendência liberal.

A legenda diz: "O presidente Hu não estava escrevendo apenas à filha do professor. Escreve também a todos os professores que trabalham duro no país. Sente um enorme respeito pelos professores e como por suas famílias".

Na opinião de Kuang Biao, o castigo é na realidade uma mostra de cuidado por parte do jornal, que espera assim acalmar os ânimos das autoridades.

"É uma tentativa de mostrar que tomou medidas contra um jornalista. Na China, às vezes, um bom ataque é a melhor defesa", declarou Kuang. Durante a suspensão, ele continuará trabalhando, sob pseudônimo, para outras publicações.

Na China, fazer brincadeiras com os políticos não é algo bem visto. O "New Express" já tinha publicado anteriormente caricaturas de Hu e do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Mas elas não tinham repercutido tanto quanto a de segunda-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276007/visualizar/