Unicef agradece pela atenção aos problema das crianças
A Fundação concedeu à organização o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, "em reconhecimento do seu esforço generoso durante 60 anos em favor da infância".
A ata do júri que outorgou o prêmio ao Unicef também destaca a "luta mais recente no continente africano contra a ignorância, a pobreza e a doença".
O Unicef venceu na última votação a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Nacional de Transplantes espanhola.
"É uma honra para Unicef receber este prêmio. Estamos muito agradecidos à Fundação por ter reconhecido o trabalho da organização em benefício das crianças e por ter chamado a atenção para as necessidades da infância no mundo", disse Veneman.
"Em nome das crianças que vivem na pobreza, que não podem ir à escola, que sofrem de aids, o Unicef agradece à Fundação Príncipe de Astúrias", apontou a diretora-executiva, que destacou também o compromisso da família real espanhola com a infância.
A candidatura do Unicef foi proposta pelo secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, que recebeu em 1982 o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional.
O Unicef é a principal organização de defesa dos direitos da infância e opera em 158 países para proteger as crianças da violência, exploração, maus tratos e discriminação.
Prêmio Nobel da Paz (1965), a organização procura também a transformação social e compromete em seu trabalho os setores sociais que possam contribuir com o desenvolvimento de seu objetivo.
Criada em 1946 por decisão da Assembléia Geral da ONU para responder às necessidades mais urgentes da infância após a Segunda Guerra Mundial, o Unicef destinou seus primeiros programas a ajudar milhões de meninos e meninas do Oriente Médio, China e Europa.
Comentários