Bento XVI reza diante de tumba de pais e irmã
Após rezar, o Papa ungiu o túmulo com água benta, gesto repetido por seu irmão.
Bento XVI e seu irmão foram acompanhados pelo bispo de Regensburg, Gérard Ludwig Muller, que se manteve à distância durante o momento íntimo dos irmãos Ratzinger e, em seguida, também abençoou o túmulo.
Diversos moradores de Regensburg se concentraram às portas do cemitério e nas ruas próximas para ver o Papa, que não hesitou em descer do automóvel para saudar o público.
Bento XVI conversou com os presentes durante cerca de vinte minutos e depois se dirigiu a sua casa do Pentling, onde vivia quando ensinava teologia na Universidade de Regensburg.
No último dia 9, em sua chegada a Munique, Bento XIV disse a seus compatriotas que é dócil com Deus como um "animal de carga" o é com seu dono, e que embora fosse um prazer voltar a sua terra, "o Patrão", como chamou Deus, "decidiu de outra maneira".
O dia de hoje teve caráter familiar e privado. O único momento público foi a bênção do novo órgão da basílica de Alte Kapelle.
Amanhã, último dia da viagem, o Papa se reunirá em Freising com os sacerdotes e o clero da diocese. Em seguida, se dirigirá ao aeroporto de Munique, de onde viaja de volta a Roma.
Comentários