Professores dos Cefapros trocam experiências durante oficinas
A interação acontece durante as oficinas aplicadas por três consultoras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que é quem promove o evento. Os professores- formadores dos Cefapros ainda aprendem a montar currículos e desenvolver projetos integrados.
As oficinas foram divididas em três grupos: 1º, 2º e 3º ciclos, as modalidades oferecidas nas escolas formadas em Ciclo de Formação Humana. No primeiro ciclo estão reunidos os pedagogos e alfabetizadores e no segundo os diretores e coordenadores. Já no terceiro ciclo está o grupo dos profissionais da área de Linguagens, Humanas e Ciências da Natureza.
Conforme a consultora da Seduc, Ana Arlinda de Oliveira, que está aplicando a oficina do primeiro ciclo, o trabalho é de grande importância para os professores-formadores, pois eles estão aprendendo a fazer pedagogia de projetos. “Na oficina do primeiro ciclo estamos propondo a reflexão e o exercício de uma nova proposta que busque tornar o ensino na fase inicial da escolarização, que trata especificamente da alfabetização, de forma que haja significados à aprendizagem da criança”, explicou a consultora.
Além de Ana Arlinda, também aplicam as oficinas as consultoras da Seduc: Filomena Arruda Monteiro, no segundo ciclo e a Jorcelinda Fernandes, no Terceiro ciclo. “O nosso objetivo é sair daqui preparados para montar currículos”, destacou o diretor do Cefapro do município de Cáceres, Alexandro Gomes de Arruda.
Para a professora-formadora do Cefapro de Cáceres, Maria Aparecida Santos Silva, os professores-formadores têm uma grande responsabilidade com a educação. “A referência para a política educacional, nos tempos atuais, são os Cefapros, por isso a nossa formação é muito importante para contribuir com preparar os nossos profissionais para uma educação de qualidade”, concluiu.
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