Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 13:35
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O primeiro-secretário da Câmara de Vereadores, Lutero Ponce (sem partido), assume a prefeitura de Cuiabá na próxima segunda-feira (18). O parlamentar ficará 14 dias no comando da capital mato-grossense. O prefeito Wilson Santos (PSDB) se afastará para se dedicar à campanha do senador Antero Paes de Barros ao governo do Estado.

A Lei Orgânica do Município não obriga o prefeito a transferir o cargo em caso de afastamento por período inferior a 15 dias. No entanto, Wilson Santos argumenta que tomou a decisão em função do bom relacionamento com a Câmara Municipal. Ele retoma a função no dia 2 de outubro.

Esta é a quarta vez que Wilson transfere o comando do Executivo desde que iniciou a sua administração, em janeiro de 2005. Nas duas primeiras ocasiões quem assumiu a prefeitura foi a vice-prefeita, Jacy Proença (PMDB). Na terceira vez, Wilson e Jacy se afastaram e a prefeitura ficou sob a responsabilidade da presidente da Câmara, vereadora Chica Nunes (PSDB).

Desta vez, porém, tanto Jacy Proença quanto Chica Nunes estão na disputa eleitoral, o que impede as duas de assumirem o Executivo sob pena de ter o registro de candidatura cassado. Além disso, o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Walter Rabello (PMDB), também disputa a eleição e o segundo vice-presidente, Helny de Paula (PPS), está afastado das funções legislativas.

Neste caso, de acordo com a Lei Orgânica do Município, cabe ao primeiro-secretário da Mesa Diretora substituir o prefeito. “Sempre fiz uma gestão compartilhada com a Câmara. É uma forma de prestigiar a Câmara e dar oportunidade a um nome novo”, argumentou Santos ao observar que “nós não podemos nos apaixonar pelo cargo”.

De acordo com o prefeito, ele não irá deixar nenhuma orientação especial ao futuro prefeito interino. “Ele terá toda a liberdade. Fará o repasse do duodécimo para a Câmara, vai inaugurar obras, vai participar das atividades em comemoração ao aniversário do Coxipó, enfim, fará tudo que for de direito”, ressaltou.

No entanto, conforme o futuro prefeito, hoje pela manhã, num café com Wilson Santos, será discutida a condução da prefeitura durante os 14 dias em que ficará no comando. “Vamos dar prosseguimento aos projetos do prefeito. O que ele determinar eu vou cumprir rigorosamente”, disse.

No último dia 31 de julho o vereador Lutero Ponce, que foi eleito pelo PP, declarou apoio à candidatura de Antero Paes de Barros (PSDB) ao governo do Estado e se desfiliou do partido argumentando que sempre teve maior proximidade com o PSDB, além de fazer críticas à gestão do atual governador e candidato à reeleição, Blairo Maggi (PPS), que conta com o apoio do PP.

No entanto, Lutero e Wilson Santos não admitem nenhuma relação entre a posse de Lutero e uma eventual filiação ao PSDB. De acordo com Lutero, a posse dele não é condição para que ele passe a integrar o ninho tucano. “Vou continuar sem partido por um bom tempo ainda”, disse ao ressaltar que a sua filiação partidária não será decidida este ano.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276121/visualizar/