Bispos de Mato Grosso reunidos em Rondonópolis
Conforme o bispo da diocese de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, a assembléia é reservada aos bispos, com a intenção de deliberar sobre assuntos diversos da Igreja no Estado. Nos dois primeiros dias da assembléia, algumas das questões que entraram na agenda de encaminhamentos foram a criação do Tribunal Eclesiástico de Mato Grosso (instância da Igreja Católica que a avalia a nulidade de determinados casamentos) e o projeto "Igreja na Amazônia", englobando Mato Grosso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Juventino informou ainda que a Pastoral da Juventude foi outra questão que entrou na agenda. "Como a Igreja evangeliza nossa juventude? Como vivem nossos jovens e como evitar tantos caminhos como drogas, álcool, violência?", lembrou sobre alguns dos questionamentos debatidos. A formação dos padres mato-grossenses e a forma de como trabalhar a evangelização da família e a estabilidade do casamento também mereceram espaço entre as discussões dos bispos.
Hoje (13/09), durante o dia, não terá agenda de encaminhamentos, sendo reservado para a oração e a partilha de experiências. Os bispos se deslocarão hoje, durante o dia, para um sítio. À noite participam de missa na catedral (veja matéria nesta página). Amanhã, assuntos pendentes da agenda de encaminhamentos serão retomados, como as coordenações das pastorais do Estado, o ecumenismo entre as igrejas, o momento econômico pelo qual vive Mato Grosso, entre outros.
Ontem à tarde, dom Juventino repassou à reportagem uma avaliação pessoal, até aquele momento, a respeito dessa edição da Assembléia Regional dos Bispos do Estado de Mato Grosso. Primeiramente, argumentou que percebia a preocupação no coração de cada bispo presente no evento em encontrar o melhor modo de evangelizar as comunidades conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. "Em segundo, percebo a preocupação de como contribuir para a qualidade de vida da nossa população, para que ela tenha mais paz, menos violência e menos insatisfação, diante de tantos problemas, vícios... Em terceiro, percebo que há um espírito muito grande de partilha e ajuda entre os bispos", observou dom Juventino.
Para o anfitrião, a Assembléia Regional dos Bispos do Estado de Mato Grosso também está sendo a oportunidade de apresentar nossa cidade e nossa região aos bispos de todo o Estado. Muitos desses visitantes ilustres não conheciam Rondonópolis e ficaram, segundo o bispo, surpresos com o desenvolvimento e progresso da cidade.
O evento ocorre até às 12h desta quinta-feira no Centro de Evangelização e Pastoral (CEPA), na avenida Frei Servácio.
Comentários