Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 09:30

    Imprimir


A Polícia internacional no Timor Leste desde maio com o objetivo restabelecer a lei e a ordem passou hoje formalmente sua autoridade à Missão Integrada das Nações Unidas no Timor Leste (UNMIT, em inglês), informou a agência de notícias australiana "AAP".

Mais de 550 agentes passaram hoje para o controle da missão das Nações Unidas, criada pelo Conselho de Segurança da ONU no último mês com um mandato inicial renovável de seis meses. A UNMIT é formada por 1.608 policiais e 34 oficiais militares.

O primeiro-ministro do Timor Leste, José Ramos Horta, disse à força internacional que ela tem agora uma responsabilidade dupla: servir a comunidade e a seus próprios países.

A missão da Polícia será apoiar o sistema judiciário e consolidar a ordem, além de contribuir com a organização das eleições parlamentares no próximo ano.

Ramos Horta falou sobre o trabalho "extraordinário" realizado pela Polícia estrangeira no país.

A onda de violência começou devido ao afastamento, no início do ano, por parte do Governo do primeiro-ministro Mari Alkatiri, de 591 soldados que reivindicavam melhores condições de trabalho e melhores salários.

Os militares afastados começaram a fazer protestos nas ruas e, em abril, explodiu a violência que se prolongou por todo o mês de maio e deixou 30 mortos e 150 mil refugiados.

Alkatiri renunciou a seu cargo em junho e foi substituído por José Ramos Horta em julho, mudança que - junto com o posicionamento de uma força de paz de 3.200 soldados enviados pela Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal - permitiu a melhora da situação.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276175/visualizar/