Tel Italia precisa de mudança na administração, diz ministro
Em viagem à China com o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, e uma delegação de empresários, Di Pietro disse a repórteres: "A golden share, em minha opinião, é necessária, mas não suficiente. A administração deve mudar."
Sindicalistas e membros da esquerda na coalizão do governo têm pedido o uso da golden share na companhia para impedir que o grupo acabe indo parar em mãos estrangeiras.
Prodi expressou surpresa e preocupação com a separação dos negócios da companhia e informou na terça-feira que vai analisar a operação assim que tiver mais detalhes. O ministro da Economia, Tommaso Padoa-Schioppa, ainda não comentou a estratégia da empresa.
A quinta maior operadora de telecomunicações da Europa é controlada pelo chairman Marco Tronchetti Provera por meio de sua participação em uma holding.
A separação dos negócios da Telecom Italia pode levar à venda da divisão celular TIM por cerca de 35 bilhões de euros (44,51 bilhões de dólares).
Di Pietro, que dirige um partido pequeno de centro na coalizão do governo italiano, disse que o assunto não é a golden share, mas "se monopólios naturais não forem colocados sob controle e regulamentação públicos, arriscamos tornar uma economia liberal em um neo-feudalismo".
Enquanto isso, na Itália, sindicatos de funcionários da Telecom Italia anunciaram nesta quarta-feira greve de um dia após se reunirem com a empresa para discutir o plano de reorganização do grupo.
Os sindicatos são contra qualquer plano de vender unidades a investidores estrangeiros, disse o líder sindical Emilio Miceli a jornalistas após o encontro.
Comentários