Astronautas do Atlantis começam segunda caminhada espacial
Burbank e Maclean saíram da escotilha Quest às 13h05 de Moscou (6h05 de Brasília) e ficarão no espaço exterior por cerca de seis horas e meia, disse Serguei Puzanov, representante da Nasa no Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Este passeio espacial é o segundo dos três previstos por tripulantes da nave Atlantis, que se acoplou à ISS na segunda-feira passada.
Os astronautas desmontarão as coberturas do mecanismo de rotação solar Alpha (Solar Alpha Rotary Joint, SARJ) e removerão suas proteções, o que permitirá movimentar os painéis solares de forma que possam ficar expostos continuamente ao Sol.
Na terça-feira, na primeira caminhada, os astronautas Joe Tanner e Heidemarie Stefanyshyn-Piper instalaram com a ajuda de dois braços robóticos uma viga de 13 metros com os dois painéis solares.
A instalação destes equipamentos permitirá duplicar a geração de energia elétrica a bordo da ISS.
Tanner e Stefanyshyn-Piper concluíram ontem seus trabalhos em menos tempo do que o previsto, por isso conseguiram desmontar parte da cobertura do SARJ, que protegeram o equipamento durante o lançamento do Atlantis e também durante os trabalhos da instalação da viga na parte esquerda da ISS.
Enquanto retiravam esta cobertura, Tanner deixou escapar uma arandela, uma porca e uma mola, que ficaram flutuando no espaço, por isso a Nasa advertiu a Burbank e Maclean que tenham precaução.
As peças perdidas por Tanner ontem não ficaram presas entre os painéis solares, e o risco de que batam na estrutura externa da ISS é mínimo, disse o diretor do programa de vôos da Nasa, John McCullough.
Durante a caminhada espacial, ficarão a bordo do Atlantis os outros quatro tripulantes e de dentro da ISS acompanharão os trabalhos da 13ª expedição (ISS-13), integrada pelo russo Pavel Vinogradov, pelo alemão Thomas Reiter e pelo americano Jeffrey Williams.
A Nasa retomou no ano passado as missões de naves à ISS, suspensas desde fevereiro de 2003 em conseqüência da tragédia do Columbia, na qual morreram seus sete tripulantes.
A atual missão do Atlantis é a primeira destinada a continuar a construção da ISS, um projeto multinacional que tem a participação de 16 países.
Comentários