Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 00:44

    Imprimir


O primeiro-ministro do Haiti, Jacques Edouard Alexis, abriu hoje os trabalhos da Comissão Nacional de Desarmamento e Reinserção (CNDDR) para acabar com a violência no país.

"A responsabilidade da comissão é criar um plano e realizar ações que possam levar a um desarmamento real, o desmantelamento dos grupos armados e a sua reinserção na sociedade", disse o primeiro-ministro na cerimônia.

A comissão, dirigida pelo ex-deputado Alix Fils-Aimé, conta com representantes da Polícia, da Presidência, do Ministério do Interior, de Justiça, de Assuntos Sociais e do Ministério da Mulher.

Ela substitui a do Governo provisório e é fruto de uma análise do presidente René Préval, afirmou Alexis.

A comissão aplicará a política de desarmamento do Governo, coordenará as ações das instituições e administrará as relações da Administração com a comunidade internacional sobre o tema.

"Temos a responsabilidade de acabar com a violência armada. Os responsáveis pela violência cega deverão responder por seus delitos", acrescentou o primeiro-ministro. Mas os indiretamente envolvidos, em particular, os jovens, terão "uma oportunidade de reabilitação, de ter um emprego e de poder funcionar na sociedade", prometeu.

Jean-Baptiste Jean Philippe, conhecido como "Samba Boukman", um dos líderes dos movimentos em favor do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide no bairro de Bel Air (centro da capital), faz parte da comissão e representa a Presidência.

Ele anunciou sua vontade de trabalhar com seus colegas "para restabelecer a paz no Haiti" e convidou os grupos armados de todo o país "a sentar-se com a comissão para buscar a paz".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276248/visualizar/