Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 14:15

    Imprimir


O FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê que o "caminhar suave" da economia global deve continuar, mas alerta para os sinais de problemas em potencial à frente, disse nesta terça-feira o diretor gerente do Fundo, Rodrigo de Rato.

"Depois de mais de três anos de sólido crescimento, a economia global hoje está em um ponto importante", disse. "Nossa previsão básica é de um caminhar contínuo e suave para a economia global --mas há mais nuvens no horizonte hoje do que há um ano."

"O crescimento nos EUA --embora ainda forte-- está desacelerando em razão dos ventos contrários no mercado doméstico e dos aumentos do combustível", disse Rato.

Ele destacou o avanço das economia européias e da expansão da economia do Japão, apoiada no bom desempenho do mercado doméstico --além do forte crescimento na China e na Índia; a recuperação na América Latina; e bons resultados tanto no Oriente Médio como na África.

"Mas há sinais de riscos crescentes a esse cenário favorável", disse. O FMI também divulgou um relatório semestral sobre estabilidade financeira global, que afirma que os riscos de uma desaceleração da economia global aumentaram devido a juros mais altos, preços recorde do petróleo e o desaquecimento do mercado imobiliário dos EUA.

O diretor do Fundo recomendou à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que trabalhe para obter "ordem e estabilidade" no mercado petrolífero internacional.

"Embora não possamos esperar, ou mesmo tentar, aliviar todas as flutuações nos preços do petróleo, podemos garantir que todos os países trabalhem para minimizar o impacto adverso que eles possam ter sobre a economia global", disse.

Na quinta-feira, o Fundo deve divulgar o relatório "World Economic Outlook", no qual inclui previsões mais específicas sobre as economias global e regionais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276358/visualizar/