Astronautas fazem 1a caminhada espacial para ampliar ISS
Os tripulantes usaram um braço robótico para colocar a estrutura de 14 metros no lugar certo, e depois a fixaram à distância, retomando as obras da estação, que estavam paralisadas devido à explosão do ônibus espacial Columbia, em 2003.
A nave Atlantis, que decolou da Flórida no sábado, chegou ao complexo espacial na segunda-feira, carregando o novo conjunto de painéis solares.
O acréscimo da unidade, de quase 16 toneladas, aumentou o peso da estação espacial para 212 toneladas.
A nova peça possui dois conjuntos de painéis solares que serão desdobrados na quinta-feira até atingir seu comprimento total, de 73 metros, o que duplicará a quantidade de eletricidade disponível para a estação. A Nasa pretende concluir as obras do posto avançado de pesquisa até 2010, ano em que está programada a aposentadoria da frota de ônibus espaciais dos EUA.
Depois da fixação do conjunto, os astronautas Joe Tanner e Heidemarie Stefanyshyn-Piper saíram ao espaço para um passeio de seis horas e meia, para conectar 17 cabos de eletricidade, de líquidos e de dados que controlarão a unidade solar.
Eles também vão abrir as travas que prendem os painéis solares, nos preparativos para sua instalação.
O passeio espacial é o primeiro entre os três programados para a missão de 11 dias. O Atlantis deve voltar à Terra em 20 de setembro.
Tanner, que já participou de quatro missões de ônibus espacial, está fazendo seu sexto passeio no espaço. Stefanyshyn-Piper está estreando nos passeios espaciais.
"Que comece o show", disse Tanner, enquanto os dois astronautas se preparavam para deixar a estação. "Ok, estou fora da escotilha", disse Stefanyshyn-Piper. Depois de dar uma olhada em volta, ela disse: "Uau, a Terra é bonita."
Imagens de TV mostraram os dois flutuando ao lado da estação.
Comentários