Vettorato participa de eventos sobre desenvolvimento sustentável
Entre os aspectos econômicos e sociais dos sistemas agroflorestais destaca-se o fornecimento de uma maior variedade de produtos e/ou serviços da mesma área de terra. Trata-se de um sistema racional e eficiente de uso da terra, onde árvores são cultivadas em consórcio com culturas agrícolas ou criação animal que propicia, entre outras vantagens, a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
No evento, Vettorato vai apresentar aos participantes os programas de Governo MT Floresta (Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso) e MT Regional (programa único de Governo que vai ao encontro das demandas regionais com ações integradas).
Na sexta-feira (15.09), o secretário estará em Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá) onde participa de seminário sobre a cultura do Pinhão Manso, cuja matéria-prima é considerada excelente oleaginosa para produção biocombustível.
Conforme estudos, o pinhão manso concentra em seus frutos até 40% de óleo. Por este motivo, além de ser uma cultura existente de forma espontânea em áreas de solos pouco férteis e de clima desfavorável à maioria das culturas alimentares tradicionais, o pinhão pode ser considerado uma das mais promissoras oleaginosas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil para substituir o diesel de petróleo. Uma das vantagens: a planta não é afetada (até o presente) por nenhuma praga. É altamente resistente a doenças e os insetos não a atacam, pois ela segrega um leite que queima.
Comentários