Congresso Brasileiro de Georreferenciamento começa hoje em Cuiabá
O evento será realizado até quinta-feira (14). Participarão técnicos em agrimensura, geógrafos e engenheiros, grimensores, agrônomos, florestais, civis e cartógrafos, além de produtores rurais, estudantes, empresários do setor e instituições, que vão debater as mudanças no setor, as principais resultantes da Lei 10.267, entre elas o procedimento de registros de imóveis.
Além de cursos e palestras, o evento trará ainda uma Feira Tecnológica, onde os profissionais terão uma mostra de alguns avanços que o setor vem presenciando nas últimas décadas.
Entre os palestrantes convidados, estão o coordenador do Grupo de Trabalho do Projeto Mudança do Referencial Geodésico, do IBGE, João Bosco de Azevedo e o mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Regis Fernandes Bueno.
A Feira terá também um estande da Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso (Seplan), que vai expor um banco de dados integrados de gestão territorial e um da Prefeitura de Cuiabá, que fará a exposição do trabalho de geoprocessamento e cadastramento, que está desenvolvendo em Cuiabá.
Informações pelo telefone 3641.3147 ou no site www.abrageo.com.br.
Confira a programação:
Terça-feira 19h – Abertura 19h30 – Exibição filme sobre Marechal Rondon 21h30 – Encerramento
Quarta-feira 09h – Palestra com o coordenador geral de Cartografia do Incra, Edaldo Gomes, sobre "Procedimento para certificação e atualização cadastral". 10h30 – Intervalo 11h – Palestra "Legislação aplicada ao georreferenciamento", com o notário registrador e professor de Direito Notarial/Registral da Unitas, José Arimatéia Barbosa 12h – Intervalo 14h – Palestra com Maria Aparecida Bianchinh, da Anoreg, sobre "Trâmites cartoriais". 15h – "Georreferenciamento na faixa de fronteira", com o advogado agrarista e professor de Direito Agro-ambiental da UniRondon, José Orlando Muraro Silva 16h30 – Intervalo 17h – "Geoprocessamento e cadastro multifinalitário", com Antônio de Pádua M. Fragassi, engenheiro agrimensor e diretor técnico da Sertec
Quinta-feira 09h – "Sistema de referência Sirgas", com João Bosco de Azevedo, coordenador do Grupo de Trabalho do Projeto Mudança do Referencial Geodésico, do IBGE. 10h30 – Intervalo 11h – "Posicionamento relativo com GPS/Navstar e Glonass", com Régis Fernandes Bueno, mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 12h – Intervalo 14h – "Novos mercados para engenheiros agrimensores. Quem é quem", com Antônio Rodrigues Nogueira, engenheiro agrimensor e diretor geral da Faculdade de Agrimensura de Pirassununga. 15h – "Automação da topografia", com Luiz Carlos da Silveira, diretor da revista Mira e professor da Unesc/SC. 16h – Intervalo 16h30 – Palestra com o alemão naturalizado brasileiro Hermann Johann Heinrich Kux, bacharel em Geografia pela USP, com doutorado pela Universidade de Fraiburg (Alemanha) e pós-doutorado pelo Canadá Center for Remote Sensing. O tema é "Análise multi-temporal de imagens do satélite de alta resolução Quickbird, usando um novo paradigma para sua classificação e técnicas de SIG". 17h30 – Apresentação em plenário sobre "Geotecnologias aplicadas a gestão territorial".
Comentários