Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá fomenta cultivo do abacaxi
Na ocasião, eles vão definir as áreas de cultivo e comercialização do abacaxi, uma das culturas do consórcio que o Estado viabiliza o fomento. A Indústria Tropical Polpas Fruta Tangará, do Grupo Fogliatto, já manifestou interesse em comprar a produção dos agricultores contemplados pelo consórcio.
Segundo o coordenador do consórcio, Gilberto de Werk, a proposta é inserir a cultura do abacaxi na Baixada Cuiabana e atrair uma fábrica que possa adquirir a produção. “É uma nova opção para o produtor melhorar a sua renda”, disse Werk. As cadeias produtivas deste consórcio já definidas são: mandiocultura, pecuária leiteira e fruticultura.
O consórcio é formado pelos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger. Juntos, esses Municípios representam 980.777 habitantes, de acordo com dados de julho de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comentários