Príncipe japonês e possível futuro herdeiro se chamará Hisahito
O nome do menino, assim como o desenho de uma variedade japonesa de pinheiro, o pinheiro-guarda-sol, que será seu emblema, foi guardado numa delicada caixa de madeira de kiri (árvore japonesa) que foi depositada sobre o travesseiro do berço do bebê, nascido dia 6 de setembro.
O emblema será empregado para marcar seus futuros pertences, explicou a agência de notícias "Kyodo". Ele representa árvores muito comuns nos jardins do Palácio Imperial de Tóquio.
O ideograma chinês do nome "Hisa" significa "distante" e ao mesmo tempo "sossegado". Já o sufixo "-hito" significa "pessoa virtuosa", e vem sendo acrescentado aos nomes dos herdeiros imperiais desde a época Heian (794-1185).
Numa singela cerimônia no quarto de Kiko, o príncipe Akishino confirmou o nome e o emblema do novo membro da casa imperial e os introduziu na caixa de madeira, antes de depositá-la sobre o travesseiro. Mais tarde, o camareiro-chefe do Palácio, Shingo Haketa, incluirá o nome do bebê no registro imperial.
O nome fazia parte de uma lista sugerida pela Casa Imperial japonesa, que desde julho vinha analisando muitas possibilidades.
Foram excluídos os nomes de antigos imperadores e membros recentes da família real japonesa.
Após o nascimento do bebê, na quarta-feira passada, a Casa Imperial reduziu a três as possibilidades de escolha de Akishino, levando em conta a opinião de especialistas em literatura japonesa e chinesa.
Além do nome de batismo, o bebê não terá um título especial, por não ser filho de um príncipe herdeiro. É por isso que também não foi o próprio imperador o encarregado de dar o nome à criança.
Akishino é o irmão mais novo do príncipe herdeiro Naruhito, casado com a princesa Masako. O casal só tem uma filha, Aiko, de quatro anos, e nenhum filho do sexo masculino.
Akishino, de 40 anos, e Kiko, quem ontem completou também 40, já tinham duas meninas, as princesas Mako e Kako, de 14 e 11 anos de idade, respectivamente.
Devido à Lei de Sucessão ao Trono, Hisahito é o terceiro na linha para suceder a seu avô Akihito, de 71 anos, após seu tio, Naruhito, e seu pai, Akishino.
Comentários