Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 18:16

    Imprimir


O entrerro do coronel Ubiratan Guimarães, encontrado morto na noite de ontem em seu apartamento, aconteceu na tarde desta segunda-feira no cemitério do Horto, em São Paulo. Na cerimônia, compareceram a família e amigos do deputado e alguns militares.

Os três filhos do coronel estavam bastante abatidos durante a cerimônia, segundo a rádio Jovem Pan, assim como a mãe de Ubiratan, uma senhora de 84 anos.

O coronel tentava se reeleger como deputado estadual. Políticos como o candidato ao governo do Estado de São Paulo Oréstes Quércia (PMDB), o candidato a deputado federal Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP) e Celso Pitta (PTB-SP), candidato a deputado federal pelo PTB, participaram do velório nesta segunda-feira.

Ubiratan liderou a operação militar na Casa de Detenção do Carandiru, em outubro de 1992, que resultou na morte de 111 prisioneiros. Ele foi levado a júri popular em 2001 pelo Massacre do Carandiru e condenado a 632 anos de prisão pela morte de 102 dos 111 presos. Mas em fevereiro deste ano, a sentença original da juíza Maria Cristina Cotrofe foi revertida. O Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu Ubiratan Guimarães, por 20 votos a dois. Embora considerasse válido o julgamento de 2001, a maioria dos desembargadores acatou argumentos apresentados pela defensoria e inocentou o coronel. A absolvição causou reações de indignação de entidades de direitos humanos no Brasil e no exterior, como a Anistia Internacional.

Naquele mesmo mês, a Anistia Internacional lançou relatório no qual destacava a impunidade no caso do Carandiru. Nenhum dos responsáveis pelas 111 mortes tinha sido preso e nenhuma família das vítimas fora indenizada, informava o documento. Os 119 policiais acusados de participarem do massacre ainda não foram a julgamento.

O coronel reformado Ubiratan Guimarães exerceu mandado como suplente de deputado estadual em 1997, foi reeleito em 2002 e concorria a um novo mandato nas eleições deste ano.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276535/visualizar/