Astronautas do "Atlantis" prontos para construção da ISS
O comandante Brent Jett guiou suavemente a nave de 100 toneladas até o ponto de atraque "Destiny", e a acoplou às 7h48 (de Brasília) na Estação Espacial Internacional (ISS), quando ambas as naves orbitavam a Terra a cerca de 28.100 km/h.
O "Atlantis" leva duas vigas e dois painéis solares, avaliados em US$ 372 milhões, que praticamente duplicarão sua capacidade de geração de energia a partir da luz solar.
O "Atlantis" foi lançado com sucesso no último sábado, do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.
Além de Jett, viajam na nave o piloto Chris Ferguson e os especialistas Joseph Tanner, Daniel Burbank, Heidemarie Stefanyshyn-Piper e Steven Maclean, este último da Agência Espacial Canadense.
Embora a tarefa de acoplamento seja complicada e delicada, a Nasa decidiu que os trabalhos para a instalação das vigas e dos painéis solares na ISS comecem imediatamente.
Atualmente, estão na Estação Espacial o comandante russo Pavel Vinogradov, o engenheiro de vôo alemão Thomas Reiter e o americano Jeffrey Williams.
Os trabalhos de construção da ISS haviam sido suspensos há quase quatro anos, depois que a nave "Columbia", com sete astronautas a bordo, explodiu e se desintegrou quando retornava à Terra, em fevereiro de 2003.
As naves têm tarefas cruciais na construção da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões, que conta com a participação de 16 países.
A Nasa retomou as missões em julho de 2005. As duas viagens realizadas anteriormente, no entanto, haviam sido para o transporte de provisões e para a substituição de membros da tripulação.
Esta é a primeira tarefa de grande porte realizada após a retomada das missões espaciais. As vigas que serão instaladas pesam quase 17,5 toneladas.
Burbank usará o braço robótico, de fabricação canadense, do "Atlantis" para movimentar as novas partes da ISS, que incluem dois painéis solares de 36,5 metros, até um ponto onde serão recolhidas pelo braço robótico da ISS, operado por Maclean e Williams.
Amanhã ocorrerá a primeira das três saídas ao espaço dos astronautas, para instalarem as novas partes da Estação Espacial Internacional.
Tanner, um veterano da construção dos painéis solares da ISS, e Stefanyshyn Pier, que realiza sua primeira missão espacial e fará sua primeira saída ao espaço, serão encarregados da jornada inicial de trabalhos de construção.
Ao invés de dormirem esta noite no "Atlantis", Tanner e Stefanyshyn passarão as horas de descanso no compartimento de entrada e saída "Quest", que foi fechado às 14h57 (de Brasília).
O compartimento, chamado pelos astronautas de "acampamento", permite que os astronautas que sairão ao espaço expulsem o nitrogênio de seus corpos enquanto dormem em um ambiente com pressão atmosférica ligeiramente mais baixa do que a mantida na nave e na ISS.
Comentários