Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 17:59

    Imprimir


Cinco anos após a tragédia do 11/09, os EUA pararam hoje para homenagear as vítimas dos ataques. Em meio ao badalar dos sinos e de oferendas de flores, os americanos lembraram desde Nova York até a Costa Oeste o quinto aniversário dos atentados terroristas que mataram cerca de 3 mil pessoas em 2001. Em meio a rituais de homenagem às vítimas, as autoridades policiais e o exército estavam sob alerta máximo. O país registrou dois alarmes falsos de bombas e um ataque a tropas americanas no Iraque.

Às 8h46 (9h46 de Brasília) foi lembrado, com um minuto de silêncio em Nova York, o momento em que um avião da American Airlines, com dezenas de passageiros e controlado por terroristas, chocou-se contra uma das duas torres do World Trade Center. Outra pausa foi feita às 9h03 (10h03 de Brasília), momento em que um avião da United Airlines bateu na segunda torre. Às 9h59 e às 10h29 (10h59 e 11h29 de Brasília) foi feito um minuto de silêncio em Nova York para lembrar o desabamento dos dois arranha-céus, que deixou uma cicatriz no coração do bairro financeiro de Manhattan.

Autoridades em todo o país permaneceram em alerta máximo durante todo o dia. Os EUA temiam um novo ataque terrorista da Al-Qaeda.

Ataques Um grupo de militares norte-americanos que se reunia no Iraque para fazer uma cerimônia em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, foram atacados por cinco mísseis, de acordo com a CNN. Não houve feridos. É possível que os talibãs, a Al-quaeda ou rebeldes iraquianos sejam responsáveis pelos ataques. Talvez eles soubessem que os americanos iriam se reunir ou estivessem vendo o início da cerimônia.

Alarmes falsos Um avião da United Airlines que seguia de Atlanta para San Francisco foi desviado esta segunda-feira para Dallas pelo comando de defesa dos Estados Unidos, segundo a CNN, que mencionou uma "atividade suspeita". O avião foi desviado depois que uma mala e um aparelho Blackberry sem dono foram encontrados.

Em outro caso, a estação de trens Penn, em Nova York, foi evacuada por alguns minutos nesta segunda-feira por causa de uma bolsa suspeita que, ao final, só continha lixo, informaram funcionários da companhia ferroviária AMTRAK. Segundo as fontes, o objeto foi localizado às 07h55 locais e, meia hora depois, foi ordenada a evacuação da estação e a suspensão de todo o tráfico ferroviário. Menos de uma hora depois a estação foi reaberta e o tráfego retomado.

Baixa popularidade A proporção de americanos que culpa o Governo do presidente George W. Bush pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 subiu de 30 para quase 50% em quatro anos, segundo uma enquete divulgada hoje. Segundo a pesquisa, realizada pelo instituto Opinion Research Corporation para a rede de TV CNN, 45% dos 1.004 adultos entrevistados opinam que a Administração Bush teve de "muita culpa" a uma "culpa moderada" pelos ataques.

A estação de trens Penn de Nova York foi evacuada por alguns minutos nesta segunda-feira por causa de uma bolsa suspeita que, ao final, se revelou que só continua lixo, informaram funcionários da companhia ferroviária, a AMTRAK.Segundo as fontes, o objeto foi localizado às 07h55 locais e, meia hora depois, foi ordenada a evacuação da estação e a suspensão de todo o tráfico ferroviário. Menos de uma hora depois a estação foi reaberta e o tráfego retomado.

Al-Qaeda O suposto "número dois" da Al Qaeda, Ayman al-Zauahiri, pediu hoje aos muçulmanos que enfrentem o Ocidente e anunciou a realização de "novos fatos", em um vídeo aparentemente preparado para o quinto aniversário dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Os alvos escolhidos seriam o Golfo Persico e Israel.

No vídeo gravado em árabe, com uma hora e 16 minutos de duração e com legendas em inglês, Zauahiri adverte aos ocidentais de que "seus líderes estão ocultando a verdadeira magnitude do desastre... estes dias, com a permissão e conselho de Alá, darão à luz novos eventos".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276539/visualizar/