Blogs trazem memórias e reflexões sobre o 11/9
Entre as inúmeras iniciativas deste dia comemorativo, centenas de donos de blogs criaram um projeto online em que cada um dos participantes presta uma homenagem individual a cada uma das quase três mil vítimas da tragédia.
"Nos dias que se seguiram ao 11 de setembro de 2001, eu fazia parte do grupo de milhões de americanos que haviam prometido nunca esquecer", escreveu DC Roe, a pessoa que lançou a idéia nos Estados Unidos. "Mas não mantive minha promessa.
Embora eu não tenha esquecido as vítimas, nunca tive tempo para conhecê-las. Num certo sentido, esse projeto é uma penitência que eu me impus, meu mea-culpa", continuou Roe antes de uma homenagem a Candace Lee Williams, um passageiro do primeiro avião que se chocou contra as torres.
Segundo o especialista francês Nicolas Dupuy, "os blogs americanos se dividem entre blogs pessoais comemorativos e blogs marginais que tentam ressuscitar várias teses polêmica" sobre o 11 de setembro, como a idéia de um complô planejado pela CIA.
Na primeira categoria, milhares de donos de blogs se lembram de onde estavam, o que sentiram e o que fizeram quando souberam da notícia do desastre. "Não há palavras para descrever minha completa incredulidade há cinco anos, minha vista ficou embaçada pelas lágrimas. Não há palavras para contar esta tragédia", afirma Niko de Paris.
Embaixo de um vídeo que mostra o segundo avião prestes a entrar nas torres gêmeas, "Amazon" explica que, "se decidi fazer este artigo, foi unicamente pensando nas milhares de vítimas daquele dia. A cada vez que eu revejo essas imagens, calafrios de horror e de desgosto me gelam o sangue".
Muitos expõem suas opiniões políticas, alguns felicitando o presidente americano George W. Bush por sua guerra contra o terrorismo, enquanto outros se perguntam se sua ação contribuiu para tornar mais seguro o futuro da América. "O que eu mais sinto é cólera", conta Cloudwatcher, um dono de blog. "Sobretudo, na maior parte das vezes, sinto uma cólera em relação à podridão que utiliza as mortes dessas pessoas para perseguir e justificar ambições políticas".
Entre os blogs mais lidos, está o da americana Arianna Huffington, que lamenta que as boas resoluções tomadas por vários de seus compatriotas no dia seguinte à tragédia tenham se perdido. "Por vários motivos, o período que se seguiu ao 11 de setembro foi o melhor em meio ao pior. Teria sido uma bela homenagem aos mortos poder dizer hoje que as mudanças duraram... Infelizmente, este não é o caso. Nosso compromisso com o altruísmo não durou", constata ela.
"O que mudou radicalmente foi a idéia dos americanos de que eles conseguiriam, se pudessem escolher, se manter à distância do restante do mundo", segundo Andrew Stuttaford, de Nova York. Segundo ele, esta idéia "desapareceu, e de uma vez por todas".
Comentários