Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 15:08
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Foi lançado nesta segunda-feira (11), em Cuiabá, o Projeto de Fiscalização Federal Integrada e Descentralizada (FIP). O objetivo é orientar os empresários do turismo para melhorar a qualidade do serviço prestado no setor e garantir a segurança do turista. Além disso, com este projeto o Ministério do Turismo em parceria com as secretarias estaduais de turismo pretende mostrar ao empresário a importância de cadastrar a empresa junto ao Ministério.

Este projeto de Fiscalização Integrada será levado para todos os Estados brasileiros. Em Mato Grosso, o FIP faz parte do Projeto 'Estou Legal' implantado desde 2003. O Estou Legal já é referência nacional e foi apresentado, este ano, no Salão de Turismo, como caso de sucesso. O consultor do Ministério do Turismo, Fabrício Amaral ressaltou que pretende disseminar a experiência de Mato Grosso em outros Estados.

“O turismo cresceu muito nos últimos 10 anos e a orientação é necessária e prioritária. Mato Grosso saiu na frente com o projeto Estou Legal. A idéia é que cada Estado tenha o seu selo de qualidade”, enfatiza. O consultor fez questão de ressaltar que todos que quiserem fazer parte deste grupo devem procurar a Sedtur. “Quando mais pessoas envolvidas no processo mais resultados teremos”.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis, ressalta que o principal objetivo é orientar o empresário. “A qualificação da mão-de-obra é importante, mas a infra-estrutura do estabelecimento também deve ser considerada. A fiscalização integrada reúne cerca de 50 órgãos. Depois de três anos investindo neste assunto, já começamos a colher resultados. Está havendo crescimento da utilização da mão-de-obra local nos empreendimentos do turismo. Isso está acontecendo em todos os municípios mato-grossenses”, ressalta.

Yêda Marli explica que logo no primeiro ano de implantação do projeto Estou Legal, a equipe da Sedtur concluiu que faltava informação para o empresário do setor do turismo. Foi assim que surgiu a idéia de fazer a cartilha. A primeira edição foi publicada em 2005, com dois mil exemplares e a segunda será lançada até o final de 2006.

A secretária explica ainda que a fiscalização integrada atuará nas áreas de saúde e alimentos, segurança da coletividade, meio ambiente e patrimônio histórico. “Mas para realizarmos esta fiscalização contamos com a parceria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura de Mato Grosso (Crea/MT) e de mais 50 outras entidades. É um trabalho em conjunto para garantir a segurança do turista que vem à Mato Grosso”, ressalta.

PROJETO ESTOU LEGAL - O projeto Estou Legal começou a ser implantado em 2003 pela a equipe da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com o Ministério do Turismo. A coordenadora do Programa de Qualificação e Certificação do Turismo, Leila Cristina de Souza Cunha, diz que no primeiro ano foram feitas 52 visitas. “Além disso, realizamos um evento com a participação de representantes de 123 empresas do setor. O resultado foi o cadastramento de 52 empreendimentos junto ao Ministério do Turismo. A partir de então, este número só aumentou”, explica Leila.

Em 2004, uma parceria entre a Sedtur e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso (Crea/MT) garantiu a visita de uma equipe composta por técnicos de várias áreas em 127 empresas espalhadas pelos municípios de Cáceres (225 km de Cuiabá), Poconé (104 km de Cuiabá) e Barra do Garças (509 km de Cuiabá). “Nossa principal meta é garantir a segurança do turista. Para isso, durante as visitas verificamos todas as instalações e orientamos as pessoas a melhorarem o que está errado”.

A coordenadora diz que, depois destas visitas, a equipe concluiu que faltava informação para os empresários do trade. “Então resolvemos lançar a cartilha com todas as dicas sobre como o empresário deve proceder. A primeira edição foi feita em 2005 e divulgada em várias regiões”. Ainda em 2005, a equipe também visitou 94 empresas, nos municípios de Sinop (500 km de Cuiabá), Alta Floresta (803 km de Cuiabá), Jaciara (144 km de Cuiabá), Juscimeira (157 km de Cuiabá) e Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

CARTILHA - Será lançada ainda este ano, a segunda edição da cartilha do programa Estou Legal. Leila Cristina diz que a publicação tem como objetivo colaborar para que as empresas e equipamentos turísticos se organizem de acordo com os padrões mínimos que envolvem a atividade turística. “A cartilha trata de vários assuntos e dá dicas de como o empresário deve proceder e também especifica os documentos necessários para a empresa e destaca a importância de fazer o cadastro junto ao Ministério do Turismo”, explica a coordenadora.

A idéia é fazer o lançamento da cartilha em pelo menos duas cidades de cada um dos quatro pólos. No da Amazônia, a programação é para Sorriso (420 km de Cuiabá) e Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá). Já no Araguaia, será nas cidades serão São Feliz do Araguaia (1.200 km de Cuiabá) e Nova Xavantina (645 km de Cuiabá). No Cerrado, as contempladas serão Primavera do Leste (231 km de Cuiabá) e Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) e, no Pantanal, o lançamento será em Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá) e Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) .





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276580/visualizar/