Mercado vê inflação abaixo da meta também em 2007
A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo foi cortada pela quarta semana consecutiva, para 3,32 por cento, frente a 3,63 por cento na semana anterior.
A taxa estimada está bem abaixo do centro da meta perseguida pelo BC, de 4,5 por cento, e sua redução ocorre após a informação de que a inflação pelo IPCA desacelerou fortemente em agosto.
O dado, divulgado na semana passada, surpreendeu analistas ao mostrar inflação de 0,05 por cento —a menor taxa para meses de agosto desde 1998.
Para o IPCA no ano que vem, a projeção caiu para 4,4 por cento —e, pela primeira vez, ficou abaixo do centro da meta, que também é de 4,5 por cento.
O mercado também reduziu seu prognóstico para a taxa Selic no final deste e do próximo ano em 0,25 ponto percentual, para 13,75 por cento e 12,75 por cento, respectivamente.
A estimativa para a próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) foi mantida em corte de 0,25 ponto percentual. A reunião do colegiado do BC está agendada para os dias 17 e 18 de outubro.
Já a projeção para o superávit comercial deste ano foi elevado para 42,8 bilhões de dólares, ante 42,0 bilhões de dólares na semana anterior. Para o ano que vem, a estimativa foi mantida em 36 bilhões de dólares.
A estimativa para o crescimento da economia brasileira neste ano foi mantida em 3,2 por cento.
Comentários