Ações da TIM Participações disparam por expectativa de venda
A Telecom Italia planeja eventualmente vender parte ou toda a TIM para concentrar o grupo em banda larga e conteúdo, afirmaram à Reuters duas fontes próximas da operação.
Às 10h31, as ações preferenciais da TIM Participações subiam 7,70 por cento, para 6,57 reais, enquanto o Ibovespa cedia 1,35 por cento.
As ações ordinárias da TIM exibiam alta de 10,30 por cento, a 9,10 reais.
"Não tem outro motivo para justificar uma alta tão forte com o Ibovespa caindo (1,3 por cento)", disse Alex Pardellas, analista da ABN Amro Real Corretora. "Certamente o movimento do papel está ligado a isso, mas se vai durar, depende da notícia que sair (da Itália) e também um pouco da Bovespa", acrescentou.
A reunião do conselho de administração da Telecom Italia estava marcada para começar às 10h (horário de Brasília).
A decisão da Telecom Italia, sobre uma possível venda da TIM, pode ainda acabar com o conflito regulatório entre a Brasil Telecom GSM e a TIM no Brasil, uma vez que o grupo italiano detém participação na Brasil Telecom, além de possuir a TIM, disse o analista. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu até o final de outubro para que as empresas resolvam o problema de sobreposição de licenças de operação de telefonia móvel. "Se a Telecom Italia vender o controle da TIM, aí o problema estará resolvido", disse Pardellas.
No início de julho, a TIM Participações cancelou o lançamento de uma oferta pública secundária de ações, citando performance negativa e volatilidade do mercado de ações.
Na Europa, as negociações com as ações da Telecom Italia estão suspensas.
Comentários