Sistemas agroflorestais serão debatidos na região Norte quinta-feira
Sistemas agroflorestais ou agrossilviculturais são sistemas de produção consorciada envolvendo um componente arbóreo e um outro, que pode ser animal ou cultivo agrícola, de forma a maximizar a ação compensatória e minimizar a competição entre as espécies, com o objetivo de conciliar o aumento de produtividade e rentabilidade econômica com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentado.
O encontro será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Colíder (Acic). De acordo com a assessoria, na quinta, às 18h30, haverá palestra sobre o MT Floresta (Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso) e MT Regional, com Clóves Felício Vettorato, secretário de Estado da Seder. Às 19h, haverá uma palestra sobre sistemas agroflorestais da região norte mato-grossense, com Rubens Marques Rondon Neto, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Alta Floresta.
Logo após, às 19h45, haverá uma palestra sobre sistemas agroflorestais, com David da Silva, pesquisador da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Para encerrar a programação, haverá uma palestra sobre sistemas silvipastoris (integração pecuária X florestas) e proposta de capacitação para a região, com Vanderlei Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instalada em Colombo (PR) e órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já no dia 14, estão previstas reuniões e visitas na região de Colíder.
Comentários