Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 07:30

    Imprimir


O sonho de participar do Big Brother Brasil 7 pode se transformar em pesadelo para milhares de pessoas que pretendem concorrer ao prêmio de R$ 1 milhão. Isso porque circula na Internet uma falsa mensagem de correio eletrônico, que convida os interessados para inscrição no processo de seleção do programa.

As exigências feitas na mensagem são parecidas com as que constam do site oficial do programa: o candidato deve baixar um formulário para realização da inscrição e enviá-lo para um endereço da TV Globo. O interessado precisa mandar também uma lista de documentos e um vídeo com até cinco minutos de duração. Por trás disso tudo, no entanto, estaria um golpe que pode terminar com a invasão à conta bancária da vítima.

TV Globo alerta

Ciente do possível golpe, a TV Globo informa em seu site que não envia qualquer informação sobre as inscrições do Big Brother Brasil 7 por e-mail. A emissora esclarece ainda que todas as informações sobre o programa estão em seu site oficial. "Caso você seja escolhido, o contato será feito por pessoa responsável pela produção do programa, utilizando um dos seus telefones de contato indicados na inscrição", afirma a direção do BBB.

Na ficha de inscrição do programa, o candidato precisa fornecer informações como nome, endereço, números de indentidade, CPF e telefone, entre outras.

Fique atento

Se receber e-mail convidando para inscrição no Big Brother, delete-o imediatamente. A Globo esclarece que não existe o envio de e-mail para participação no programa.

Nunca escolha senhas fáceis de serem descobertas, como datas de aniversário ou nome de parentes. Procure combinação que mistures letras e números e evite guardar as senhas em arquivos de computador.

Ao baixar arquivos pela Internet, verifique se eles não possuem mais de uma extensão (por exemplo: xxxxx.mp3.exe), pois podem conter vírus. Examine sempre o arquivo baixado com antivírus.

Desconfie de mensagens que dizem que você tem uma dívida, ganhou um prêmio ou que um de seus documentos está em situação irregular. Pode ser um e-mail falso e, através dele, seus dados podem estar sendo usados para outras finalidades. Na dúvida, fale com a empresa.

Muitos sites pedem que você preencha cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser um golpe. Evite fornecer o número de seu cartão de crédito, sobretudo se o site não for página de vendas.

Em sites de bate-papo ou relacionamentos, não dê informações importantes sobre você, como o lugar onde mora, estuda ou trabalha.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276674/visualizar/