Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Setembro de 2006 às 10:42

    Imprimir


As profundas divergências entre os diferentes grupos iraquianos no Parlamento levaram ao adiamento do debate sobre o federalismo no Iraque até a próxima semana. "Adiamos o debate e o voto sobre uma primeira leitura da minuta de resolução sobre o federalismo para dar mais tempo aos deputados para que possam chegar a um acordo", disse o deputado xiita Abdelwahab al-Suhail.

O Parlamento, composto por 275 parlamentares, está profundamente dividido sobre a idéia de criar duas grandes federações, uma curda no norte - já existente na prática - e uma nova no centro-sul, dominada pelos xiitas.

A minoria sunita (44 deputados) se opõe à criação da federação xiita, que compreenderia quase dois terços da população do país, porque significaria privar o Governo central dos recursos petrolíferos, que se concentram no norte curdo e no sul xiita.

Segundo o projeto xiita, ficariam para os sunitas as províncias de Al-Anbar, Ninawa e Salah ad-Din, no norte-noroeste do país, enquanto não está claro qual seria o destino da capital, Bagdá, e da província de Al-Tamim, cuja capital é Kirkuk.

Abdel Aziz al-Hakim, o mais poderoso dos líderes políticos xiitas, disse no sábado que só a solução federal pode ajudar a "evitar o retorno a um regime ditatorial".

"Quem aceita a criação do território do Curdistão deve aceitar a criação de uma federação similar no sul e o centro do Iraque", afirmou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276790/visualizar/