Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 23:14

    Imprimir


O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pediu desculpas na sexta-feira por chamar uma parlamentar estadual latina de "muito fogosa" ("very hot" em inglês), durante comentários privados obtidos por um jornal. A deputada disse que não se sentiu ofendida.

O governador fez o comentário sobre Bonnie Garcia, integrante republicana na assembléia estadual, durante uma reunião a portas fechadas com assessores na primavera passada (no hemisfério norte). Uma cópia da gravação da conversa informal foi obtida pelo Los Angeles Times, que a imprimiu na sua capa.

"Quero dizer, elas são todas muito fogosas", disse o governador sobre as cubanas e as porto-riquenhas, segundo o jornal. "Elas têm, vocês sabem, parte do sangue negro e parte do sangue latino e, juntos, eles fazem isso."

De acordo com o Times, o astro do cinema que virou político se referia a personalidades de Cuba e de Porto Rico no geral e, particularmente, a Garcia.

"A todos que possam ter se sentido ofendidos por esses comentários, eu só queria pedir desculpas", disse o governador em entrevista coletiva. "Peço desculpas porque essa não foi a intenção. O fato é que, se eu ouvisse esse tipo de comentário dos meus filhos na minha casa, ficaria chateado."

Garcia, que apareceu ao lado de Schwarzenegger na coletiva, disse não haver necessidade de pedido de desculpas.

"Não estou brava que ele reconheça que eu defendo apaixonadamente o que acredito", disse Garcia. "E não estou brava por ele me permitir dizer a ele exatamente o que eu acho e o que está nas mentes das pessoas de minha comunidade."

Mas o democrata Phil Angelides, que luta para tirar Schwarzenegger do governo nas eleições de novembro, condenou os comentários.

"Mais uma vez, o governador Schwarzenegger usou uma linguagem profundamente ofensiva para todos os californianos e constrangeu nosso Estado", disse. "Seus comentários revelam um padrão de comportamento perturbador. O governador tem a responsabilidade de conduzir-se com dignidade."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276955/visualizar/