Schwarzenegger polemiza ao criticar cubanos
Em uma gravação de áudio de seis minutos de uma reunião com seu gabinete no início do ano, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Los Angeles Times, Schwarzenegger afirmou que os "cubanos e porto-riquenhos são muito temperamentais".
"Eles têm parte de sangue negro e parte de sangue latino que os faz ser assim", comentou Schwarzenegger, de origem austríaca, falando com a chefe de seu gabinete, Susan Kennedy. Ambos falavam com aparente carinho da política de origem porto-riquenha Bonnie García.
O arquivo de som desta conversa, divulgado no site do jornal, não demorou a levantar polêmica em plena campanha pelo governo da Califórnia, na qual Schwarzenegger preservar seu cargo.
"Peço desculpas por meus comentários, por ter ofendido, mas foi sem querer", afirmou o Exterminador do Futuro à imprensa, acompanhado de Bonnie García, a única republicana latina no governo do Estado.
Bonnie disse aceitar as desculpas do governador e que não via qualquer má intenção em seus comentários.
"Gosto do governador porque ele é uma pessoa que fala na cara como eu. Com freqüência digo a ele: olha, sou uma latina temperamental. Eu me considero uma latina temperamental, muito apaixonada pelos temas, isso é uma espécie de brincadeira que faço com o governador", declarou ela ao jornal Los Angeles Times.
Embora a assessoria do governador tenha indicado que as declarações fazem parte de uma conversa mais ampla e que foram tiradas totalmente de contexto, o adversário democrata de Schwarzenegger, Phil Angelides, não demorou a reagir.
"O governador Schwarzenegger fez comentários que são profundamente ofensivos para todos os californianos. Esses comentários mostram uma forma de comportamento preocupante", sentenciou Angelides.
Na Califórnia, onde mais de 30% da população dos 36 milhões de habitantes é de origem hispânica - majoritariamente mexicano -, serão realizadas eleições para o governo no próximo dia 7 de novembro.
Schwarzenegger lidera todas as pesquisas de intenção de votos.
Comentários