UE assistirá Cúpula de Não-Alinhados
Uma fonte da delegação da Comissão Européia na capital cubana confirmou que a missão do bloco europeu na reunião, que será realizada em Havana de 11 a 16 de setembro, será liderada pelo embaixador Dino Sinigallia e pelo responsável de negócios em Cuba, Sven Kühn von Burgsdorff.
Por sua parte, um funcionário do Escritório de Interesses dos EUA em Havana disse que a Casa Branca decidiu recusar o convite para participar do fórum. A fonte diplomática não informou as razões pelas quais os EUA decidiram não acompanhar a reunião, onde estarão presentes líderes máximos de países como Irã e Síria.
Cuba e EUA não possuem relações diplomáticas, mas desde 1977 funcionam em suas respectivas capitais escritórios de interesses. O Governo de Washington mantém um bloqueio econômico e comercial unilateral contra Cuba há mais de 40 anos.
A 14ª Cúpula contará com a presença "da maioria" dos 116 países-membros do Movimento, de 15 países observadores, cinco organizações internacionais e dois movimentos de libertação nacional, segundo anunciaram seus organizadores.
Comentários