ANP pede a Suíça que faça conferência sobre Convenção de Genebra
"Em vista da crescente deterioração da situação humanitária na Faixa de Gaza, da manutenção da violência e da violação por Israel de suas obrigações, a Suíça deve retomar suas consultas e convocar uma conferência no momento adequado", afirmou o representante palestino em Genebra.
O pedido de convocação desta reunião internacional pela Suíça, como país depositário das Convenções de Genebra, foi feito no encontro que durante dois dias reuniu representantes da sociedade civil em apoio ao povo palestino, com o apoio da ONU.
A IV Convenção de Genebra regulamenta as condições de uma ocupação militar e protege a população civil de todo tipo de brutalidade e violência, como o homicídio proposital, a tortura e as deportações ilegais.
A última conferência a esse respeito ocorreu em dezembro de 2001 e não contou com a presença de Israel nem dos Estados Unidos por sua negativa a aceitar a aplicação do acordo nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, por considerá-los "territórios em disputa".
Nesta reunião se pediu a Israel que se abstivesse "imediatamente de cometer infrações graves" e de atentar contra os civis, algo que, de acordo com Mansour, não se respeitou e, por isso, é necessário que se convoque uma nova conferência.
Comentários