Bush fará pronunciamento sobre 11/9 no aniversário da tragédia
O porta-voz Tony Snow disse que o discurso vai refletir "o que o 11 de setembro significou para o nosso país e onde estamos desde o 11 de setembro e como nos saímos".
O discurso no Salão Oval, que deve durar entre 16 e 18 minutos, põe fim a uma série de discursos que Bush vem fazendo para insistir que, cinco anos após os ataques catastróficos com aviões sequestrados, que mataram quase 3 mil pessoas, a América está mais segura, mas ainda enfrenta a ameaça da Al Qaeda.
Embora Snow insista que o discurso não tem objetivo político, Bush vem tentando usar o ano eleitoral para obter vantagens políticas. O partido Republicano, do presidente, vai lutar para manter o controle do Congresso nas eleições de novembro.
"Não será um discurso político. Não será um pedido para que o Congresso haja, mas sim uma reflexão sobre uma data que está gravada em nossas experiências", disse Snow.
Ele disse que o discurso "terá um tom otimista e ao mesmo tempo sóbrio sobre o que passamos".
Para lembrar o quinto aniversário da tragédia, Bush viajará até Nova York no domingo, onde visitará o Ground Zero, local em que as torres-gêmeas do World Trade Center desabaram. Na segunda-feira, no dia do aniversário, Bush viaja para Shanksville, na Pensilvânia, para prestar homenagem às vítimas do vôo United 93, o avião sequestrado que caiu depois de uma revolta de passageiros antes que ele pudesse ter alvejado Washington.
Ainda na segunda-feira, Bush vai visitar o Pentágono e honrar a memória dos mortos, quando um avião sequestrado caiu sobre o prédio.
Comentários