Satélite pede ao governo pavimentação da MT-208
O município de Nova Guarita (667km de Cuiabá) tem, a partir de agora, abertas as principais perspectivas para o início de um desenvolvimento econômico sustentado, ainda não ocorrido desde sua criação – há pouco mais de cinco anos.
Para tanto, o deputado Pedro Satélite (PPS) conversou com o governador Blairo Maggi e fez pedido formal à Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) para o asfaltamento dos 50 quilômetros da MT-208 que ligam o município a Terra Nova do Norte (648km da capital).
De acordo com o parlamentar, apesar de independente, comercialmente Nova Guarita continua tendo um “grande vinculo com o município-mãe (Terra Nova)”, relacionado a um dos principais produtos da sua economia – o leite.
“A falta de pavimentação nesse trecho tem causado graves prejuízos àquela região, principalmente no período chuvoso quando ele – por vezes – se torna intrafegável. Por esse motivo, a sociedade e o poder público se propuseram a uma parceria para viabilizar a obra”, disse Satélite.
A principal atividade econômica de Nova Guarita é a pecuária – com o leite e o gado de corte, seguida da agricultura familiar. As rodovias mais importantes para o município são a MT-208 e a MT-410. A primeira parte da BR-163, em Terra Nova do Norte, no sentido de Alta Floresta, e a segunda liga Colíder a Peixoto de Azevedo e a Novo Mundo – ambas passando por Nova Guarita.
“Essa articulação feita pelo deputado Pedro Satélite para pavimentação da MT-208 é importante porque nos vai garantir integração permanente com os seis municípios que nos rodeiam com seus laticínios – principalmente o da Coopernova, em Terra Nova, onde a maioria dos produtores é associada – para a manutenção do escoamento da nossa produção de leite, além do incremento do comércio de gado de corte. Também vai ampliar nossas perspectivas para a implantação do agroturismo em Nova Guarita”, comemorou o prefeito Antonio José Zanatta (PT).
Segundo Zanatta, a região é banhada por, pelo menos, quatro rios – Peixoto, Batistão, Braço 2, e o Teles Pires (o mais próximo, a 28km) – e oferece excelentes condições para a viabilização e o incremento do agroturismo. Entre elas, a possibilidade de várias competições de pesca e de esporte aquático, áreas propícias para a construção de pousadas e o aeroporto local, que depende de reestruturação.
“Todo esse complexo natural só precisa de investimento para incrementar ainda mais a já crescente indústria do turismo em Mato Grosso – principalmente com a participação da região Norte. Estamos trabalhando junto ao governo para dar mais um passo nesse sentido, com a pavimentação da MT-208. Paralelamente, vamos desenvolver as ações necessárias para também encaminhar o processo de estruturação do aeroporto de Nova Guarita”, anunciou Satélite.
O aeroporto – com capacidade para receber aeronaves de médio porte – foi construído pela Coopercana ainda na primeira parte dos Anos 70, para visita do então presidente da República, Ernesto Geisel, à região, fato que acabou não ocorrendo.
Comentários