Julia Lemmertz estréia a peça Molly Sweeney
A peça do irlandês Brian Friel, sucesso na Broadway, é baseada em caso verídico. Ao passar por uma operação que lhe devolve a visão, Molly reapreende a entender o mundo. "A peça mostra o quanto somos cegos com nossas vidas e relações", conta Julia.
Molly trabalha como massagista, nada, dança e até anda de bicicleta. Em cena, Julia usa técnicas que aprendeu no Instituto Benjamin Constant, em 2002, para a novela O Beijo do Vampiro. "Às vezes, estou de olho aberto, mas não foco. Muitos deficientes disseram que ficaram animados com a positividade da Molly", conta ela, que não fazia teatro há cinco anos, para não ter que se dividir tanto entre a TV e o filho Miguel, 6 anos - do casamento de 13 anos com o ator Alexandre Borges.
"O teatro é a gota que pode fazer a diferença", diz ela, esperançosa que a peça ajude as pessoas a enxergarem melhor. "Não existe um enviado dos céus para explodir os 'sanguessugas' e mudar o Congresso. As pessoas têm que se mobilizar", sugere.
'Verdades e Mentiras Sobre Sexo' Julia garante que não mente quando fala de sexo. Mas é cuidadosa. "Sobre sexo é importante falar com seu parceiro, contar seus desejos", ri ela, que é a protagonista de Verdades e Mentiras Sobre Sexo, de Euclydes Marinho. "O filme é arriscado e doido. Mistura depoimentos de pessoas simples a religiosos, com a ficção da documentarista que desfez o casamento de 20 anos e arrumou um amante", explica.
Em fase de finalização, ela conta que foi experiência única. "Sexo é vital. E tem gente que não sabe sequer o que é masturbação...".
Ao contrário da personagem em crise, diz ter relação muito bacana com o marido. "Me apaixonei pelo Alexandre antes de descobrir que era genial como ator", conta ela, que como ele, fará a minissérie 'Amazônia', na Globo, que estréia em janeiro. Será Risoleta, noiva prometida de um coronel (Humberto Martins), que se apaixona pelo irmão dele (Dan Stulbach), recém-chegado da Europa. "Ela tem idéias progressistas, quer criar uma escola no seringal. Será um triângulo amoroso".
Comentários