Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 08:54
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


A equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso - Crea-MT, fiscalizou ontem o laboratório de exames do Centro de Especialidades Médicas de Várzea Grande (Postão). A unidade foi a primeira vistoriada em ocasião a FPI nos Bancos de Sangue e Laboratórios de Análises Clínicas, que teve início no Município.

No Postão, como nas mais de 20 unidades de coleta de sangue e laboratório de exames já vistoriados pela equipe em Cuiabá na última semana, a equipe da FPI verificou irregularidades como a falta de registro de funcionamento junto ao Conselho Regional de Farmácia, profissionais trabalhando em condições insalubres, falta da licença sanitária, falta de materiais para assepsia, falta do projeto de prevenção e combate a incêndios e pânicos, entre outras.

O administrador da unidade, Dr. Marcelo Alécio da Costa, comentou o corte de insalubridade dos profissionais da Saúde no Município. Segundo ele, a empresa Cestra detectou que a maioria dos setores do Centro de Especialidades não pode ser considerada insalubre. Assim, os bioquímicos agora recebem 20% de insalubridade, os profissionais que atendem pacientes com tuberculose e hanseníase 40% e do restante foi cortado.

Um novo espaço para o funcionamento do laboratório de análises clínicas deve ser inaugurado em breve no Postão. A equipe solicitou cópias dos projetos da obra e das ARTs (Anotações de Responsabilidades Técnicas), além da instalação de uma autoclave para a esterilização dos materiais usados em exames de laboratório. Dr. Marcelo recebeu as solicitações que serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.

A unidade em Várzea Grande, como as de Cuiabá, tem um prazo de 15 dias para se adequarem. Após essa data, os fiscais retornam para verificar se providenciaram as regularizações. Ao final, um relatório com informações da atual situação no momento da visita ou após o retorno é elaborado e encaminhado para conhecimento do Ministério Público Estadual.

A ação desenvolvida com a participação do Crea-MT, Conselho Regional de Farmácia (CRF), Corpo de Bombeiros e Coordenação Especial de Fiscalização Integrada de Várzea Grande (CEFI-VG), entre outros órgãos fiscalizadores.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277293/visualizar/