Annan agradece à Turquia por envio de tropas ao Líbano
Annan que se reuniu pela manhã com o ministro de Exteriores turco, Abdullah Gul, chegou ontem à Turquia como parte de uma viagem regional para a aplicação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU que levou ao fim das hostilidades entre Hisbolá e Israel.
O porta-voz do Ministério de Exteriores, Namik Tan, assegurou após a reunião de ambos os líderes que "o secretário-geral nos disse que as forças no Líbano não terão a missão de desarmar o Hisbolá".
"Também assegurou que vários países (que participarão da missão da Finul) disseram que suas forças não participarão do desarmamento do Hisbolá", acrescentou Tan.
O Parlamento turco aprovou ontem o envio de tropas ao Líbano para unir-se à Finul.
As tropas turcas patrulharão a costa mediterrânea, oferecerão treinamento ao Exército libanês e enviarão um número limitado de forças terrestres para proteger as atividades das organizações humanitárias.
A Turquia permitirá aos exércitos integrantes da Finul a utilização de seus portos e aeroportos.
Annan se reunirá hoje à tarde com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e depois conversará com o presidente do país, Ahmet Necdet Sezer, antes de deixar o país rumo à Espanha.
Comentários